terça-feira, 13 de novembro de 2012

Biografia de Claudio Manuel da Costa


      Costa,Claudio Manuel da (1729 – 1784) – Poeta brasileiro, nasceu em Mariana – MG,também conhecido pelo seu pseudônimo Glauceste Baturno;Estudou no Brasil se formou em advocacia em Coimbra – Portugal.Ao voltar para o Brasil,Claudio Manuel da Costa exerceu em Vila Rica a profissão de advogado e administrador .
   Sua carreira de escritor teve início com a publicação de Obras Poéticas.em 1789 foi acusado de envolvimento na Inconfidência Mineira.
   Com ampla formação cultural,ele liderou o grupo de escritores árcades mineiros e soube dar continuidade,apesar das limitações da colônia,à tradição de poetas clássicos.
   Foi encontrado morto na prisão;a alegação oficial para sua morte foi o suicídio.
   Obras Poéticas – Toda criação literária de Claudio Manuel da Costa está em “Obras Poéticas”obra que reúne a produção lírica do poeta ,sonetos,episódios,cantatas e outras modalidades,que deram inicio ao Arcadismo brasileiro.
   Essa publicação marcou a fundação da Arcádia Ultramarina ,uma instituição de cultura onde os poetas se reuniam,para escrever e ler seus poemas.
   O poeta admite a contradição que existe entre o ideal poético e a realidade de sua obra.Com efeito,seus poemas estão cheios de pastores – comprovando o projeto de literatura árcade  - o seu gosto pela antítese e a preferência pelo soneto indicam a herança de uma tradição que remonta ao Camões líricos e as poesias portuguesas do século XVII.
   Camões,Luis de (1528 – 1580) – Foi um poeta de Portugal, considere uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do oriente.Sua carreira de escritor teve início como poeta lírico e envolveu-se,como narra a tradição,em amores com damas da nobreza e possivelmente plebéias,além de levar uma vida boêmia e turbulenta.Foi preso várias vezes,combateu bravamente ao lado das forças portuguesas e escreveu a sua obra mais conhecida,a epopéia nacionalista “Os Lusíadas.”De volta à pátria,publicou “Os Lusíadas” e recebeu uma pequena pensão do rei Dom Sebastião pelos serviços prestados à coroa,mas nos seus anos finais parece ter enfrentado dificuldades para se manter.
   Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/arcadismo-no-Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luis-de-Camões 
 


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário