terça-feira, 13 de novembro de 2012

O Iluminismo.


   Iluminismo – Movimento histórico,que aconteceu no decorrer do século XVIII,que enfatizava a razão ,deixando um pouco de lado o teocentrismo.
   O iluminismo foi um movimento cultural que começou na Europa,sofrendo consequências muito graves do humanismo, renascimento e originando o racionalismo e empirismo.Ele queria reorganizar a sociedade segundo princípios,não ignorando a história porém de modo crítico,não aceitava que a evolução da humanidade fosse determinada pelo passado.
   Ressaltava que qualquer ser humano podia ter consciência de seus erros e acertos, sem precisarem de orientação alheia, dirigindo-se a aqueles que tinham a tarefa de guiar pensamentos e,contra a justificativa que usavam,por exemplo,o dogmatismo.
   Bocage, Manuel Maria Barbosa – É considerado um dos melhores poetas do século, um poeta português que destaca-se entre os contemporâneos,embora sofrendo cós os problemas do Arcadismo.
   Quando prejudicada convenção do neoclássico, sua poesia exprimiram falta de sossego,dúvidas e anseios são indícios da sua personalidade extraordinária.Fora duas vezes senador e presidente do Estado,do Rio de Janeiro.Após fazer parte da nova Arcádia,foi expulso por suas sátiras antirreligiosas e antimonárquicas.tempos depois foi condenado pela inquisição.
   Mineira,Inconfidência – movimento conspirador da burguesia,ocorrido em 1789,em Vila-Rica depois em Ouro Preto – sede da capitania de Minas Gerais – que tinha o objetivo de criar uma nação autônoma e republicana,livre da ação da corte portuguesa.
   As disputas pela posse de minas de ouro – as guerras dos emboadas – deu origem as ideias de independência na região de Minas Gerais retomando ao final do século XVII.
   Em Minas Gerais,nas últimas décadas do século XVIII,estavam maduras as condições para os anseios literários ganhassem corpo. Havia na capitania uma sociedade urbana estruturada com atividades econômicas e artísticas diversificadas.Além disso,por suas riquezas minerais,Minas era a capitania que mais sofria com a exploração da coroa.O descontentamento traduzia-se em criticas publicadas em panfletos anônimos,como as Cartas Chilenas,atri-buídas a Tomás Antônio Gonzaga,que atacavam especialmente o governador Luis da Cunha Menezes,homem prepotente e violento.
     Escrito por Andressa Caroline,Daniela Dakar e Kyane Santos.Contribuição Patrick Moreira
     Bibliografia – Nova Enciclopédia Barsa
                            Rio de Janeiro – São Paulo
                            Volume:8
                            Ibsen,Henrik – León,Luis de Frei

                            Enciclopédia Barsa
                            Rio de Janeiro – São Paulo
                            Volume:3
                            Balanço,Camarão
                            Editor:Helen Hemingway Benton         

Nenhum comentário:

Postar um comentário